Meu amor pela Apple – Parte 2

Como vocês puderam ver na Parte 1, tive a oportunidade de ter e usar vários computadores e sistemas operacionais da Apple Computer. Essa fase da minha vida, considero como sendo a fase amadora da minha relação com a Apple. Agora você vai ver como começou a fase profissional dessa relação. Essa relação continua até hoje, e espero que possa continuar por muitos anos ainda.

Comecei o ano de 1993 tendo que viajar para Jaboticabal todos os dias, eu estava trabalhando em uma nova empresa que meu pai havia começado lá. Eu saia bem cedo e só voltava para Matão, cidade que morei até 1995, as 19:00 hs. Ficava com vontade de usar meu Mac o dia todo. Na empresa de Jaboticabal tínhamos 2 PCs e uma rede Novel. Eu achava muito chato ter que ficar digitando número de peças no controle de estoque, e a impressão de Notas Fiscais era um horror.

Como eu estava acostumado a usar meu Mac para fazer trabalhos de escola, programação Hypercard, controle de venda de leite (vendiamos leite na porta de casa nessa época), e alguns jogos. Aquele negócio de digitar números de peças de estoque num PC com monitor de fósforo verde, partia meu coração Applemaníaco.

Foi então que lendo um jornal da capital, vi a melhor notícia do ano. A distribuidora oficial da Apple Computer no Brasil, ia realizar uma feira de negócios no Hotel Maksoud Plaza em São Paulo. Fiquei paralisado, então li novamente para confirmar que eu não estava sonhando. Decidi imediatamente que eu iria participar do evento.

No dia mencionado fui para São Paulo, e cheguei por volta das 11:00 hs. Havia alguns stands de revendas e empresas com soluções para impressão. Nada que tenha me chamado a atenção.

Meu foco era o stand da Distriuidora Apple que naquela horasó havia duas pessoas, as outras estavam em horário de almoço. Conversei um pouco com um rapaz que foi muito gentil me disse que o gerente comercial não voltaria mais lá naquele dia. Eu pedi que ele me desse um cartão e anotasse o nome do gerente.

Depois de uns dias liguei para a Distribuidora e conversei com o gerente, e marcamos uma reunião onde expliquei minha intenção de abrir uma revenda autorizada da Apple. Trocamos algumas correspondências e ele foi visitar o local onde eu disse que a revenda seria instalada.

A Professional Data iniciou suas atividades em setembro de 1993, e já iniciamos sendo uma revenda autorizada Apple. Nossa primeira compra de computadores foi para o showroom. Nós recebemos 3 equipamentos:

Macintosh Color Classic

Macintosh Centris 610

Apple LaserWriter 360

Eu usei o Macintosh IIci como meu computador de trabalho e fiz uma rede Localtalk para conectar todos os equipamentos. Os Macintoshes da época vinham com 2 portas seriais e usávamos adaptadores Localtalk para fazer a rede. Esses adaptadores usavam o cabo comum de telefone e com isso tinham um custo bem reduzido para uma rede.

Portas Localtalk (Modem e Impressora)

 

Adaptador tipo Localtalk

A partir de 1996 mudei a revenda para a cidade de Araraquara, e contratei um vendedor e uma secretária. Nesse ano recebemos um prêmio da CompuSource como Revendedor Destaque na categoria Desempenho Regional.

Nos três primeiros anos de funcionamento da revenda, usávamos os serviços de manutenção de uma assistência técnica autorizada Apple em São Paulo. Enviamos os equipamentos com defeito e eles faziam o serviço necessário. Infelizmente essa estratégia era vagarosa devido ao transporte.

Foi então que no começo de 1996 a Apple abriu seu escritório em São Paulo, e com isso começou o processo de certificação de novas assistências. Nessa época eu já estava pensando em colocar a nossa própria assistência e contratamos um técnico em eletrônica para participar do processo de certificação.

Nosso técnico foi aprovado e recebeu o certificado em 14/03/1996, então passamos também a ser uma assistência autorizada Apple. Com isso melhoramos nosso atendimento aos nossos clientes locais e da redondeza de Araraquara.

Também investimos na montagem de uma sala de cursos com 8 computadores iMac 333Mhz conectados em rede. Ofereciamos os cursos de Mac OS 9, Adobe Photoshop, Quark Xpress e AppleWorks.

O ano de 1999 foi um ano difícil para a venda de novos computadores porque com a crise da Ásia, o Real perdeu a paridade com o dólar e foi desvalorizado. Os produtos importados subiram de preço e as vendas caíram substancialmente até o fim de 2000. Em 2001 enfrentávamos uma forte queda de vendas, o preço dos computadores Apple estava nas nuvens devido a forte desvalorização do Real e ao alto imposto de importação.

Foi com grande pesar que em outubro de 2001 fomos obrigados a fechar para evitar que a Professional Data quebrasse. Liquidei todos os meus débitos e encerramos a atividade.

Nesse período todo, fiz contato com várias pessoas que me ajudaram a escrever essa parte da história da minha vida. Sou muito agradecido a todos que me ajudaram nesse tempo.

Até hoje continuo usando os produtos da Apple em minhas atividades diárias.

Sobre Marco Brandão

Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista - Campus Araraquara. Fiz curso de Inglês nos EUA pela escola ELS Language Center em Saint Paul, MN. Comecei a usar computadores Apple em 1985. Entre 1993 e 2001, fui dono da revenda e assistência autorizada Apple chamada Professional Data Tecnologia e Informática Ltda. em Araraquara.

Ainda sem comentários... Seja o primeiro a responder!

Deixe um comentário

