iOS 7 e a duração da bateria nos aparelhos móveis Apple

Com a chegada do iOS7, alguma pessoas, inclusive este autor, notaram uma diminuição no tempo de duração da bateria de seu aparelho móvel Apple.

Isso quer dizer que o iOS 7 é pior que o iOS 6 nesse quesito?

Minha resposta é um ressonante, NÃO. Na verdade o iOS 7 traz novas funções que deveriam até melhorar o desempenho da bateria. Tudo depende de como o usuário configura seu aparelho. O iOS 7 permite que o usuário configure o iPad, iPhone ou iPod Touch de várias formas para poder atender as necessidades do usuário durante o dia. O conhecimento das funções do iOS 7 e a ponderação das reais necessidades do usuário, são a chave para uma configuração que favoreça a conservação da bateria.

As técnicas apresentadas nesse texto visam a conservação de energia armazenada na bateria dos aparelhos móveis Apple. Esse texto tem como objetivo informar e educar o usuário, para obter um melhor aproveitamento de seu aparelho em relação as suas necessidades de uso.

Brilho da Tela

A tela é um dos itens que mais consome energia de seu aparelho, então, é a primeira coisa que devemos ajustar para prolongar a duração da bateria. Esse item é fácil de configurar, pois o iOS permite fazer um ajuste fino da quantidade de brilho emitida.

Para ajustarmos o brilho vá no Ajustes > Imagens de Fundo e Brilho. Reduza a quantidade brilho para menos da metade, mais ou menos 1/4 da barra.

Se você quiser, pode desligar o Brilho Automático. Sem ele, o seu aparelho não fica chegando o nível de luz ambiente para ajustar o brilho e isso economiza energia. Você vai ter que ajustar o Brilho manualmente, mas você vai ver que no iOS 7 isso ficou fácil de fazer usando a Central de Controle.

Atualização em 2º Plano

Está nova função do iOS 7 permite que aplicativos que estão abertos na memória fiquem ativos e tenham seus dados atualizados constantemente. No sistema anterior, só o aplicativo que estava em 1º Plano era atualizado, os outros programas em 2º Plano ficavam “inertes”, ou seja, sem serem atualizados. Isso economiza energia, pois todo aplicativo gasta energia e uns mais que outros.

A Atualização em 2º Plano é uma excelente função, mas o problema é que ela vem ajustada de fábrica para funcionar com todos os aplicativos. Isso quer dizer que se você tiver 20 aplicativos abertos, todos continuarão sendo atualizados e consequentemente reduzindo a duração da bateria.

Vá em Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano. Aqui o usuário deve ponderar bem o uso que faz de seus aplicativos. É possível desligar completamente essa função, ou somente desliga-lá para alguns aplicativos que não precisam de atualização constante. Por exemplo, deixar o Mail e Twitter atualizando e desligar para jogos.

Imagens de Fundo Dinâmicas e Parallax

No iOS 7 foi adicionado a capacidade de Imagens de Fundo Dinâmicas, ou seja imagens com movimentos. Para reduzir o gasto da bateria escolha Imagens Estáticas. Vá em Ajustes > Imagens de Fundo e Brilho.

Outro recurso novo é o Parallax, que quando ativado capta os dados do sensor de movimento, e os usa para animar a imagem da Tela de Início sob os ícones dos aplicativos, e que é selecionada em Imagens de Fundo e Brilho. Ele cria uma sensação de 3D. Vá em Ajustes > Acessibilidade > Reduzir Movimento. Ative essa função para desligar o Paralax. Parece estranho, mas é assim que isso funciona.

Atualização Automática de Aplicativos

Essa função foi introduzida para facilitar a vida do usuário, e apesar da Apple ter afirmado que isso não diminui a duração da bateria, se você precisa fazer uso do celular por mais tempo, com certeza não vai precisar que seus aplicativos fiquem atualizados constantemente.  Vá em Ajustes > iTunes e App Store e desligue Atualizações.  Para manter os aplicativos atualizados, abra o aplicativo App Store e atualize seus aplicativos dessa forma.

Serviço de Localização

O Serviço de Localização utiliza o GPS e Wi-Fi para achar a localização do seu aparelho. Geralmente esse serviço era associado aos aplicativos com mapas. Hoje essa realidade mudou, e muitos aplicativos estão usando o serviço de localização.  Tenha em mente que esse serviço tem um grande custo tanto de duração da bateria quanto de privacidade.

Vá em Ajustes > Privacidade > Serv. Localização. Existe uma relação dos aplicativos que você tem instalado e usam o serviço de localização. Ligue somente aqueles que você realmente necessita.

No fim dessa lista você vai entrar em Serviços do Sistema. O único item que deixo ativo é Calibragem de Bússola, mas você pode decidir diferente. Depois entre em Locais Frequentes e desative Locais Frequentes e Melhorar Mapas, depois de ler as explicações que você vai encontrar lá.

Busca do Spotlight

Spotlight é o mecanismo de busca que permite que você ache qualquer coisa que esteja em seu aparelho Apple. O Spotlight está sempre procurando e indexando novas informações e as disponibilizando para a busca. É um ótimo recurso mas isso também gasta bateria.

Aqui, novamente, o usuário tem que pensar o que é mais importante, pois é possível desligar somente alguns itens que não sejam necessários. Vá em Ajustes > Geral > Busca do Spotlight, desative somente os itens que você tenha absoluta certeza de que não vai precisar.

Pull/Push

O email chega até seu aparelho pelo método Pull/Push(Puxar/Empurrar) pelo servidor de email que você configurou com sua conta. O Mail vem configurado para checar a cada 15 minutos, se existem novas mensagens no servidor. Se você não tem necessidade de checar seu email com tanta freqüência, configure intervalos maiores e isso também vai ajudar a conservar energia.

Vá em Ajustes > Mail, Contatos, Calendários > Obter Novos Dados e configure um novo intervalo, por exemplo, de hora em hora.

Antenas

O iPhone, iPad e iPod Touch usam várias antenas entre elas 3G/4G, WiFi, Bluetooth e GPS. Sempre que possível desligue a antena que você não estiver usando, isso ajuda bastante a conservar energia.

Anúncios

Sobre Marco Brandão

Sou formado em Ciência da Computação pela Universidade Paulista - Campus Araraquara. Fiz curso de Inglês nos EUA pela escola ELS Language Center em Saint Paul, MN. Comecei a usar computadores Apple em 1985. Entre 1993 e 2001, fui dono da revenda e assistência autorizada Apple chamada Professional Data Tecnologia e Informática Ltda. em Araraquara.

Ainda sem comentários... Seja o primeiro a responder!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: